Turismo Costa Rica
Costa Rica é um país centro-americano pequeno, mas de grande potencial turístico. Pura vida!
Costa Rica
"Pura vida" é uma emoção, é uma atitude, é felicidade e é um modo de vida.
Pura Vida: um termo usado o tempo todo na Costa Rica e um dos primeiros termos que se nota ao chegar ao país. Mais do que um ditado, é um estilo de vida.
Os costa-riquenhos (ou ticos) usam esse termo para dizer olá, para dizer adeus, para dizer que está tudo bem. Eles têm uma maneira muito descontraída e simples de ver a vida. Sem preocupações, sem estresse, gratos pelo que têm.
A Costa Rica faz fronteira ao norte com a Nicarágua e ao sul com o Panamá e tem o privilégio de ser o hábitat de 5% da biodiversidade existente em todo o mundo. Mais de 25% de seu território está protegido sob diversas formas de conservação. Um paraíso tropical, terra de praias isoladas, selva deslumbrante e vulcões adormecidos. Um destino que tem o equilíbrio perfeito entre aventura e descanso. Costa Rica é “Pura Vida”!
Informações Gerais
Visto
Brasileiros podem permanecer por até 90 dias legalmente no país, sem a necessidade de visto. Além do passaporte válido pelo mínimo de 6 meses, é exigido o certificado internacional de vacinação contra febre amarela emitido pela Anvisa. A vacina deve ser tomada pelo menos 10 dias antes da sua viagem.
Como chegar
Saindo do Brasil, um voo até os principais destinos do país leva cerca de 9h, dependendo da conexão.
Internamente é possível pegar diversos voos domésticos para agilizar o deslocamento.
Aeropuerto Juan Santamaría – SJO é o principal aeroporto do país, localizado na capital San José.
- Pela Copa Airlines, com conexão na Cidade do Panamá.
- Pela Avianca, com conexão em Bogotá.
Clima
Localizada na zona tropical, o clima de Costa Rica é modificado por diferentes fatores geográficos locais, atmosféricos e oceânicos.
A estação seca, que vai de novembro a abril, é a melhor época para se visitar o país. A incidência de chuva nesses meses é menor, mas ainda sim tem.
A estação chuvosa vai de maio a outubro. A costa oeste, do litoral pacífico, chove bem menos do que o lado do Caribe.
Melhor época para visitar
A Costa Rica é um destino tropical.
- Alta estação: dezembro a abril.
- Média estação: maio a julho e novembro.
- Baixa estação: agosto a outubro.
A melhor época para visitar a Costa Rica realmente depende dos objetivos da viagem, perfil de cada viajante e itinerário. O ideal é conversar com um consultor para elaborar o roteiro de acordo com o objetivo.
História
A cultura costa-riquenha é o reflexo da mistura de raças que coexistem no país.
A influência principal é a europeia, que se demonstra em aspectos como o idioma oficial - o espanhol, a arquitetura das igrejas e outros edifícios históricos. A influência indígena é menos visível, mas está presente nas tortilhas que são parte da comida típica costa-riquenha e nos artesanatos em cerâmica que é vendido à beira das estradas.
Os ticos se orgulham de ter mais de um século de tradição democrática e mais de 50 anos sem exército, que foi abolido em 1948.
Cultura
A riqueza da Costa Rica também mora na diversidade cultural de seu povo.
Ao longo da sua história, a população indígena somou-se à onda de imigrantes que escolheram esse país para ser sua terra. População de origem europeia, principalmente espanhóis, pessoas de ascendência africana e asiática, bem como pessoas de diversos pontos do continente americano, elas interagem entre si, enriquecendo seus acervos culturais através da mestiçagem.
Os costa-riquenhos são famosos por ser gente hospitaleira.
Diz-se que os ticos são o melhor ativo desta nação, e uma vez que você tenha vivido sua amabilidade e espontaneidade, já não terá dúvida a esse respeito.
Onde visitar
Possibilidades turísticas quase ilimitadas, que inclui extensos bosques chuvosos, vulcões, rios que passeiam pelas montanhas, praias e muitos recursos naturais resguardados por uma importante organização de parque nacional e reservas florestais.
Vale Central
É o coração de Costa Rica, onde se encontra San José - a capital e entrada principal ao país.
San José oferece a possibilidade de desfrutar de uma variedade de atrativos turísticos culturais e naturais, entre eles, a joia arquitetônica dos costa-riquenhos: o Teatro Nacional.
Os Parques Nacionais que estão localizados no Vale protegem os principais vulcões da zona: Poás, Bráulio Carrillo, Irazú e Turrialba, todos contam com uma infraestrutura rodoviária para visitá-los e desfrutar de suas aves, paisagens, crateras e bosques naturais.
Os povoados rurais são de grande beleza cênica e oferecem o estilo de vida da Costa Rica de antigamente, com suas casas de pau a pique, com a presença de grandes fazendas cafeeiras, trapiches e leiterias.
Destaques:
- San José
- Vale de Santa María de Dota e Copey
- Vale de Orosi
- Cidade de Cartago e a Basílica de Los Ángeles
- San Gerardo de Dota
- Cidade de Turrialba
- Colina Boa Vista
- Cidade de Puriscal
- Vulcão Irazú
Pacífico Central
Esta região do país se prolonga desde a cidade de Puntarenas até a desembocadura do rio Barú, no setor conhecido como Dominical de Osa. É uma região com características climáticas úmidas e chuvosas, consequentemente, as praias e as colinas imediatas à costa apresentam uma maior biodiversidade.
Destaques:
- Parque Nacional Manuel Antonio e suas praias
- Río Tárcoles
- Cidade de Jacó
- Praia Esterillos
- Parque Nacional Carara
- Río Savegre
- Praia Herradura
- Estero Palo Seco e Esteiro Damas
- Praia Barú
Puntarenas
A província turística de Puntarenas e as ilhas do Golfo possuem uma área de 2442 km2 e 425 quilômetros de costa. Compreende a parte da Península de Nicoya e a cidade de Puntarenas.
É uma das regiões turísticas mais importantes da Costa Rica. Suas costas são embelezadas por abundantes ilhas, enseadas, praias e tesouros naturais de grande beleza, que a convertem em um destino turístico por excelência.
Esta espetacular área está muito perto do Vale Central, especificamente a 120 quilômetros da capital.
Destaques:
- Bosque Nublado de Monteverde
- Praia Montezuma e cachoeira
- Praia Cabuya e Reserva Natural absoluto Cabo Blanco
- Ilhas do Golfo de Nicoya
- Cidade de Puntarenas
- Refúgio Nacional Silvestre Curú
- Baía Baleìa e Praia Tambor
- Estuários de Puntarenas e Mata de Limon
- Península de Nicoya (entre Guanacaste e Puntarenas)
Guanacaste
A região de Guanacaste compreende a costa pacífica da Costa Rica desde o limite com Nicarágua até a desembocadura do Rio Bongo na Península de Nicoya. Esta província compreende uma importante porção do patrimônio natural e cultural costa-riquenho.
Ao longo do litoral há numerosas praias que são banhadas pelas águas quentes do Oceano Pacífico. A paisagem da costa é excepcional. Há extensas praias de brancas areias e um mar tranquilo colorido por intensos azuis.
Destaques:
- Praia Tamarindo
- Parque Nacional Rincón da Velha
- Praia Samara
- Praia Nosara e Praia Guiones
- Hornillas e Vulcão Miravalles
- Parque Nacional Santa Rosa
- Cavernas de Barra Honda
- Cataratas Planícies do Cortez
- Praias Del Coco
Planícies do Norte
É a tradução de paz e paraíso para os amantes da natureza.
As planícies do norte contam com várias áreas protegidas, lagos, lagoas, vulcões, rios e por ser uma região altamente chuvosa, possui bosques úmidos, sempre verdes e férteis planícies, ambientes naturais que são santuários para aves aquáticas, répteis e mamíferos.
Destaques:
- La Fortuna
- Parque Nacional Volcán Arenal
- Lagoa do Arenal
- Fontes termais de La Fortuna
- Colina Chato
- Maleku Reserva Indígena
- Parque Nacional Tenorio e Rio Celeste
- Bajos del Toro Amarillo
- Puerto Viejo de Sarapiqui e Rio Sarapiquí
- Lagoa Cote o Coter
Pacífico do Sul
Terra de indígenas, onde está a Cordillera de Talamanca, com imensas planícies e plantações.
Das alturas geladas do Cerro Chirripó às selvas costeiras úmidas da Península de Osa, essa região abrange algumas das terras mais remotas e mais selvagens do país. Vastas extensões de floresta permanecem intocadas no Parque Internacional La Amistad, e os grupos indígenas mais visíveis do país - os Bribrí, Cabécar, Boruc e Ngöbe - mantêm formas tradicionais de vida em seus territórios.
As costas acidentadas do Golfo Dulce e da Península de Osa cativam os viajantes com praias desertas, surfe de classe mundial e oportunidades para exploração acidentada.
Nesta zona estão localizadas duas áreas protegidas de grande importância: o Parque Nacional do Corcovado, que a Revista National Geographic definiu como o lugar biologicamente mais rico do planeta e, a Reserva de Biosfera que também foi declarada Patrimônio da Humanidade e é parte do Parque Internacional da Amizade.
Destaques:
- Parque Nacional do Corcovado
- Baía Drake
- San Gerardo de Dota
- Pavones
- Puerto Jiménez
- Peninsula de Osa
Costa do Caribe
A costa do Caribe é a fusão da natureza selvagem com praias de areia branca.
A atmosfera única da costa caribenha representa uma cultura completamente diferente.
A costa caribenha se estende desde o rio San Juan até o rio Sixaola, na fronteira com o Panamá.
Destaques:
- Canais de Tortuguero - Parque Nacional Tortuguero
- Puerto Viejo de Talamanca
- Parque Nacional Cahuita
- Santuário de preguiça
- Cordilheira de Talamanca
- Refúgio de vida selvagem Gandoca Manzanillo
- Tours de Chocolate
- Cidade de Limon e a ilha de Uvita