Câmbio 20 Jun 2018
Dólar (USD) R$ 3,92 | Euro (EUR) R$ 4,53
Balii

Turismo na Indonésia

Ter uma miríade de lugares para visitar e explorar é o que faz da Indonésia um país maravilhoso para conhecer.

A beleza de suas paisagens naturais mistura-se com várias culturas ricas e únicas de seu povo. Desfrute das praias, das montanhas, dos lagos, dos destinos mais agradáveis, bem como das magníficas skylines nas cidade em todo o país. E quando se decide realmente conhecer a Indonésia, uma visita não será suficiente para cobrir todas as maravilhas do país.

Conheça a Indonésia

Maior arquipélago do mundo, formado por mais de 17.000 ilhas tropicais, muitas ainda desabitadas e um número ainda sem nome. A Indonésia tem uma população total de mais de 215 milhões de pessoas de mais de 200 grupos étnicos. Entre as ilhas mais conhecidas estão Sumatra, Java, Bali, Kalimantan (anteriormente Bornéu), Sulawesi e Lombok. 

Por causa de sua localização e geologia, a Indonésia é abençoada com uma paisagem e vida selvagem ricas e diversificadas. Culturalmente, a Indonésia fascina por seus diferentes templos antigos, pela música, que vai do tradicional ao moderno pop, danças, rituais e modos de vida, que vão se diversificando de ilha para ilha, de região para região. No entanto, em todos os lugares, o visitante se sente bem-vindo com aquela amável e graciosa hospitalidade, inata do povo indonésio, que não é facilmente esquecida.  

Qual a melhor época para visitar a Indonésia?

A estação seca na Indonésia abrange de abril a outubro e este é o momento mais popular para visitar a Indonésia, e também é ideal para atividades aquáticas, como mergulho e surfe, quando as águas são claras. Durante a estação úmida, pode haver rajadas curtas e pesadas. Existem algumas exceções regionais e o norte de Sulawesi experimenta algumas chuvas em junho e julho.

Clima na Indonésia

O clima da Indonésia é tropical - quente e úmido -, com pouca variação de temperatura, sendo o ano dividido em apenas duas estações: uma úmida (novembro a março) e a outra seca (de abril a outubro). A média da temperatura fica em torno de 26°C a 30°C. As chuvas acontecem frequentemente entre setembro e fevereiro, mas, mesmo com as chuvas, a temperatura segue agradável durante todo o ano.

Principais cidades e atrações para visitar na Indonésia

Java

Segunda maior e a principal ilha da Indonésia, Java não é apenas o epicentro político e econômico do país, mas também uma terra abençoada com fascinantes belezas naturais, monumentos da civilização humana e tradições culturais bem preservadas. 

A arqueologia e os monges de Yogyakarta, em Java Central, é um dos mais impressionantes complexos de templos e magníficos monumentos budistas do mundo. O Templo Borobudur (maior templo budista do mundo) é uma das atrações mais famosas da Indonésia, podendo ser visitado a partir da cidade vizinha de Yogyakarta, em uma viagem de um dia. Patrimônio Mundial da UNESCO, o templo é uma relíquia impressionante e foi construído no século IX.

Outras opções em Java incluem trekking através da selva até cavernas isoladas e cachoeiras, ou sair por suas águas e explorar as ilhas ao largo da costa. Em suma, a ilha oferece uma grande variedade de atrações, então, qualquer que seja o tipo de viagem, há sem dúvida alguma coisa para o perfil do viajante.

Bali

Um dos destinos turísticos mais populares do mundo, Bali é regularmente classificada como um dos 10 melhores destinos de férias tropicais do mundo.

Apesar do desenvolvimento acelerado do turismo, a população não deixa que a cultura e os costumes balineses sejam esquecidos. Pelo contrário, são justamente as tradições que fazem de Bali uma ilha diferente e intrigante, que encanta pela magia, cultura e sua crença nos deuses Hindus. Mas são as praias que atraem turistas, famosas pelas águas cristalinas e perfeitas para o surfe.

Nas montanhas ao redor de Ubud, os hotéis e vilas compartilham a atmosfera pacífica da aldeia assim como o foco em cultura e arte. Algumas das mais luxuosas cadeias hoteleiras do mundo criaram paraísos nas montanhas de Ubud, oferecendo conforto de classe mundial com muito estilo para viajantes que procuram paz e serenidade. O centro de Ubud, embora focado na meditação, artes tradicionais e cultura, é animado com restaurantes e muitas opções de compras e uma série de atividades, incluindo visita a campos de arroz e rios da região.

Para uma viagem tranquila, procure conhecer como se comportar em Bali.


Principais áreas para visitar em Bali:

  • Kuta e Legian (sudoeste) - diversão e festa.
  • Seminyak, Seminyak (sudoeste) - charme e elegância.
  • Ubud (central) - arte, mente, corpo e alma.
  • Sanur (sudeste) - sofisticado e tranquilo.
  • Nusa Dua & Benoa (sudeste) - resorts em frente à praia.
  • Jimbaran e Uluwatu (sudoeste) - praias e surfe.
  • Amed, Tulamben (leste central) - natureza e mergulho.
  • Lovina e Singaraja (norte) - remo.


Sumatra

Sumatra oferece um sopro de ar fresco para aqueles viajantes que procuram escapar do caos de Java. Um paraíso para o explorador, a grande maioria da ilha ainda não foi descoberta.

A ilha oferece um lado completamente diferente deste país vasto e maravilhoso e é coberto por uma floresta primária maravilhosa, que os tigres, elefantes e orangotangos ainda chamam de lar. Um dos principais pontos positivos de Sumatra é a diversidade de experiências que oferece aos visitantes, é possível passar o tempo nas grandes cidades como Medan ou Banda Aceh, relaxar em praias de areia ou fazer caminhadas dentro de alguns dos parques nacionais mais famosos da Indonésia.

Quando se trata de uma cultura única, Sumatra não decepciona, e você pode viajar para o Lago Toba para aprender sobre o modo de vida Batak, ou visitar Padang, que é o lar das pessoas de Minangkabau, que dirigem uma sociedade matriarcal.


Sulawesi

Sulawesi é uma das principais ilhas da Indonésia, com um forte mercado turístico, o que a torna um dos principais destinos de viagem do país. Porém, os visitantes, muitas vezes, deixam a ilha de fora do roteiro, preferindo Lombok ou Bali, mas qualquer pessoa que esteja disposta a ir até Sulawesi será recompensada com atrações incríveis e algumas paisagens verdadeiramente deslumbrantes.

A ilha é dividida em Sulawesi Norte, Sul e Central e também está cercada por uma grande variedade de outras ilhas, o que significa que existe tanto para explorar e cada região tem um sabor único. Em Sulawesi, é possível passar de ilhas tropicais para as grandes cidades em um mesmo dia.

A ilha também é conhecida por sua cultura forte e única, pois é o lar do grupo indígena Torajan, além de possuir uma grande variedade de atrações que contam sobre a história e os moradores de Sulawesi - veja uma cultura completamente diferente de grande parte da Indonésia. Sulawesi também tem algumas das melhores oportunidades de mergulho no arquipélago e os aficionados por mergulho escolhem o destino há anos devido à visibilidade e a incrível variedade de vida marinha encontrada nessas águas.

Kalimantan

Kalimantan está localizada na ilha de Bornéu (que aliás é Kalimantan em indonésio) e bem perto da linha do Equador, então pode-se esperar muito calor pela ilha. Se desejar estar bem próximo a linha do Equador em pessoa, siga até a cidade de Pontianak, que está localizada precisamente na linha equatorial.

Terceira maior ilha do mundo, Kalimantan oferece hectares de selva exuberante, bem como rios e paisagens acidentadas. Trekking e caminhadas nas florestas tropicais intocadas são as principais atividades pela ilha, onde se pode observar toda a flora e fauna local, como os macacos de proboscis. 

Se busca por natureza e pouca mutidão, Kalimantan é uma excelente escolha e também é uma das mais belas ilhas desta parte do mundo.

Lombok

Lombok é uma ilha ao leste de Bali, mas menos famosa do que a vizinha. Enquanto milhões de turistas são atraídos para Bali, muitos lugares em Lombok ainda estão intocados. Com muitas praias paradisiacas vazias e muitas vezes isoladas, população amigável e interessante, comida saborosa e natureza fantástica. 

Descubra em Lombok o majestoso Monte Rinjani e a espetacular vida marinha. Desafie-se com um trekking até os picos vulcânicos íngremes, alugue uma bicicleta e passeie através de arrozais de folhas verdes exuberantes. Seja como for gastar o tempo, não há como ficar desapontado com a beleza natural oferecida pela ilha. 

Mesmo tendo o mesmo nome da famosa Praia de Kuta de Bali, a Praia de Kuta de Lombok oferece uma vibração diferente, com menos atrações. Explore as praias fenomenais da costa sul da ilha, como a famosa Praia Tangsi e seus incríveis corais. Encontre as maravilhosas cachoeiras de Senaru e as de Benang Kelambu para momentos relaxantes e não perca a oportunidade de surfar nas ondas da esplêndida praia de Selong Belanak.