Câmbio 21 Ago 2017
Dólar (USD) R$ 3,31 | Euro (EUR) R$ 3,90
Turquia

Destino Turquia

A Turquia é um país eurasiático com paisagens exóticas e belezas naturais deslumbrantes, e uma riqueza histórica com marcas de distintas civilizações.

Conheça a Turquia

É muito fácil se encantar pela Turquia, de Istambul à Capadócia, de Pamukkale à Éfes: tudo é mágico! Com seus 814.578 km², a Turquia é o ponto de encontro entre o Ocidente e o Oriente. Os passeios incluem desfrutar de praias de águas cor turquesa, cataratas majestosas, bosques frondosos com interessantes espécies endêmicas, vales férteis, grutas e originais formações rochosas que permanecem na memória e no coração de quem os descobre. A particularidade de ser um país eurasiático, com porções de seu território em dois continentes, Europa e Ásia, proporciona a seus visitantes, além das paisagens exóticas e belezas naturais deslumbrantes, uma riqueza histórica que encanta em cada detalhe com marcas de distintas civilizações. Dona do maior museu a céu aberto do mundo, é sem dúvida um roteiro magnífico e inesquecível. 

Qual a melhor época para visitar a Turquia?

Primavera (abril a maio) e outono (setembro a outubro) são as melhores épocas, uma vez que o clima será perfeito para passear em Istambul, no Mar Egeu e na costa do Mediterrâneo, e vai ser agradável na Anatólia Central. Visitar antes de meados de junho ou depois de agosto também pode ajudar a evitar mosquitos. Para quem deseja aproveitar as praias, meados de maio a setembro é perfeito para o Mar Egeu e a costa do Mediterrâneo. A costa do Mar Negro é mais visitada entre abril e setembro – ainda choverá, mas não tanto. É indicado viajar para o leste da Turquia do final de junho a setembro, mas não antes de maio ou depois de meados de outubro, a menos que se esteja preparado para a neve, fechamento de estradas e temperaturas muito baixas.

Clima na Turquia

A Turquia é um país muito grande, que desfruta de climas distintos, mas que na sua maior parte tem um clima mediterrâneo, com verões quentes e secos e invernos suaves e chuvosos. A melhor época para visitar a Turquia é entre os meses de abril a junho e de setembro a outubro, quando as temperaturas estão agradáveis. Já de julho a agosto, as temperaturas ficam mais altas, com média de 40°C em algumas regiões do país. 

Principais cidades e atrações para visitar na Turquia

Istambul

Parada obrigatória em sua visita ao país, é uma das mais fascinantes cidades do mundo. Cortada ao meio pelo Estreito de Bósforo, Istambul estende-se por 30 km e faz a ligação do Mar Negro com o Mar de Mármara, separando a Ásia da Europa: no lado Europeu, fica o centro de comércio e negócios, já no lado asiático, ficam as residências. Cosmopolita e moderna, esta importante cidade de negócios mescla o novo e o antigo, com vistas de tirar o fôlego. Banhada pelas águas azul-marinho do Bósforo, tem certamente o mais belo pôr do sol que se pode ver. Em Istambul, também, estão locais de visitação importantes pela sua impressionante arquitetura, como a imponente Hagia Sofia (pronuncia-se “Aya Sófya”) ou Basílica de Santa Sofia; as Mesquitas Azul e Suleymaniye; palácios e outros.

Capadócia

Outro ponto alto do turismo na região da Turquia Central é a Capadócia, região de natureza geológica ímpar, onde se veem as curiosas formações rochosas longilíneas conhecidas como Chaminés de Fada. É na Capadócia que fica o “Open Air Museum”, um espaço onde se concentram as melhores obras de arte. Há várias capelas antigas e outras divisões de um enorme mosteiro diferente do habitual. Tudo era escavado na rocha: salas que eram usadas como refeitório, dormitórios e, claro, igrejas das várias fases de sua existência.

Pamukkale

Situado na zona de Denizli, Pamukkale é um dos mais atraentes pontos de turismo deste país. A grande atração é a imensidão branca do penhasco com bacias esculpidas cheias de água, como quedas d’água congeladas que parecem feitas de neve, nuvem, algodão. Pamukkale é uma montanha coberta por rocha branca calcária, que há milhões de anos é esculpida pelos sulcos de água que ali correm e que lhe concederam um aspecto único de rara beleza. As águas termais brotam do chão a 35 graus e formam piscinas de água azul-turquesa que, aliadas ao brilho do travertino sob a luz do sol, criam um lugar encantado. Este visual mágico, de vários tamanhos, que se encontram em forma de cascata no pequeno monte, recebeu justamente o nome de Pamukkale, que em turco significa Castelo de Algodão.

Éfeso

Pode-se dizer que Éfeso é uma das maiores, mais bonitas e mais bem preservadas cidades antigas do mundo. Lá se encontram duas das sete Maravilhas do Mundo Antigo: as ruínas do Mausoléu de Maussollos, em Bodrum, e o que resta do Templo de Ártemis, a deusa romana da fertilidade – além de outras belezas arqueológicas e naturais. Acredita-se, porém, que o segredo mais bem guardado da Turquia se esconde ao longo do Mar Egeu e Mediterrâneo, em Kusadasi. Região litorânea conhecida como Riviera Turca, respira encanto, glamour e muito charme. Pela beleza indiscutível das rochas esculpidas em frente ao mar e pelas águas paradisíacas, de um intenso azul, foi batizada, também, de Riviera Turquesa. Com 300 dias de sol por ano e milhares de quilômetros de areias quentes, a Riviera Turca é o local ideal para viver dias de puro relaxamento.

Bodrum

Bodrum é um paraíso com mar, belezas naturais, enseadas magníficas e história. Do passado até hoje, Bodrum é um destino turístico famoso por suas casas brancas, ruas estreitas indo até o mar e vida noturna moderna e agitada.