Câmbio 19 Set 2018
Dólar (USD) R$ 4,31 | Euro (EUR) R$ 5,03
Tanzania

Turismo na Tanzânia

País de altas montanhas, santuários de animais selvagens, grandes lagos que se somam a uma ilha paradisíaca, romântica por natureza, que permanece preservada.

Conheça a Tanzânia

A Tanzânia é um dos destinos no continente africano que ainda não foi descoberto pelas massas. Do Monte Kilimanjaro, a montanha mais alta permanentemente coberta de neve na África, até os melhores santuários de animais do Serengeti, passando pelos grandes lagos Victoria e Tanganyika até a encantadora ilha de Zanzibar: a topografia impressionante e a incrível vida selvagem fazem da Tanzânia um país verdadeiramente magnífico para visitar. Na região de Arusha, está o parque nacional do Lago Manyara com paisagens deslumbrantes de floresta e terra árida, além do lago. 

Conhecida por sua imensidão, a Tanzânia abriga uma abundância de animais selvagens. Algumas opções para conhecer este destino são os parques nacionais: Serengeti, Tarangire, Lago Manyara, Ngorongoro Crater, Ruaha, Selous e o Parque Marinho de Mafia Island. Na costa da Tanzânia está Zanzibar, uma ilha paradisíaca, romântica por natureza, que permanece maravilhosamente preservada. Mistura o idílico de praias com palmeiras e mar azul-turquesa com forte influência árabe, oferecendo privacidade e exclusividade rústica sem paralelo no litoral africano. 

O parque nacional Ruaha é o maior da Tanzânia; ali residem mais de 400 espécies de aves, incluindo calaus e maçaricos, além de aves migratórias como a cegonha-branca. Ruaha tem uma significativa população de elefantes que podem ser encontrados ao longo do Grande Rio Ruaha. Aventure-se pelas belas planícies do parque nacional de Serengeti, onde ocorre a grande migração anual de mais de 1,5 milhão de gnus barbudos e 250 mil zebras.
 

Pontos turísticos

Dar es Salaam 

O que fazer em es Salaam

  • A cidade exibe as muitas influências de sua história. Há um distrito asiático com lojas, restaurantes e templos, e lembranças da colonização alemã que deixou para trás uma estação ferroviária de estilo bávaro, a Igreja Católica St. Joseph’s Cathedral e a Igreja Luterana Azania Front. O Jardim Botânico e o Clube Gymkhana são evidências da ocupação britânica.

Mwanza

O que fazer em Mwanza

  • Situada na margem sul do Lago Vitória, no noroeste do país, a segunda maior cidade da Tanzânia é a base perfeita para visitar, nas proximidades, o Parque Nacional de Rubondo, a ilha de Saanane e os museus Bujora Sukuma e Nyerere. Também oferece fácil acesso para o Serengeti, sendo apenas duas horas e meia de carro do Grumeti Ocidental. Outras atrações incluem cruzeiros fluviais, safáris de canoagem e pesca.
  • Mwanza também é conhecida como Cidade da Rocha por causa de afloramentos rochosos gigantescos que sobressaem do lago e espalham-se ao redor da cidade. As mais famosas destas são as Rochas de Bismarck - homenagem a Chanceler alemã - sob as quais esta originalmente pequena cidade foi estabelecida como o centro de administração da África Oriental Alemã.

Zanzibar

O que fazer em Zanzibar

  • A ilha principal, Unguja e sua ilha irmã, Pemba tem atraído por séculos marinheiros e aventureiros de todo o mundo. Agora se congratula com uma nova geração de exploradores, que têm vindo a maravilhar-se com a rica herança, refletida na arquitetura e na cultura do povo.
  • Visite a histórica cidade de pedra de Zanzibar - outro dos sete patrimônios mundiais da UNESCO da Tanzânia. Relaxe no branco deslumbrante de suas praias com palmeiras, onde as águas azuis do Oceano Índico atraem nadadores, mergulhadores, pescadores e entusiastas dos desportos aquáticos.
  • As ilhas emanam perfumados aromas de cravo, baunilha, cardamomo e noz-moscada, sendo chamada de "ilhas das especiarias". Explore as florestas, com sua flora e fauna. Ou visite alguns dos muitos sítios arqueológicos. Passe uns dias na ilha, antes ou depois de um safári na Tanzânia continente ou, melhor ainda, passe uma semana ou duas em imersão na magia que é Zanzibar.

Ngorongoro

O que fazer em Ngorongoro 

  • Uma das maravilhas do mundo, a Cratera de Ngorongoro foi declarada Patrimônio da Humanidade em 1978 e é certamente uma das maiores atrações da Tanzânia. Ali, as pessoas vivem em harmonia com a vida selvagem, em um fantástico exemplo de convivência estruturada e sustentabilidade entre a cultura do povo Masai e o ecoturismo. Nesta área é possível encontrar vulcões adormecidos e ativos, altas montanhas, tesouros arqueológicos, planícies, rios, florestas, lagos e dunas de areia movediça. 

Dica extra

  • O espetáculo da Grande Migração através das planícies do Serengeti acontece por cerca de 30 mil km² entre o norte da Tanzânia e o sudeste do Quênia. Essa jornada cheia de perigos, com predadores que seguem o imenso rebanho e as arriscadas travessias dos rios em meio a crocodilos, é uma fascinante experiência, que pode ser acompanhada ao longo do ano. 


Melhor época para visitar a Tanzânia

De junho a outubro é a melhor época para visitar a Tanzânia, pois é o período com menos chuvas. A temperatura média durante o ano é máxima de 28 °C e mínima de 18 °C. 

O clima na Tanzânia é tropical e semiárido, que varia do litoral para o interior, mas que conta com um fator em comum: calor e temperaturas altas durante quase todo o ano. No litoral, o clima é mais ameno do que o no interior onde as temperaturas podem facilmente ultrapassar 40 °C.