Câmbio 14 Dez 2018
Dólar (USD) R$ 4,07 | Euro (EUR) R$ 4,58
Iglu de gelo (Artic Snow Hotel) - Lapônia, Finlândia.
Da luz do dia sem fim no verão até os dias escuros e silenciosos do inverno polar, a Finlândia é um país de contrastes.

Finlândia

Da luz do dia sem fim no verão até os dias escuros e silenciosos do inverno polar, a Finlândia é um país de contrastes.

 

  • Capital: Helsinki.
  • Moeda: Euro.
  • Língua oficial: Finlandês e sueco.
  • Religião: Cristianismo.
  • Governo: República parlamentarista.
  • Fuso horário: UTC +2:00.
  • Principais cidades: Helsinki, Tampere, Turku e Oulu.

 

Conheça a Finlândia

A Finlândia não é realmente escandinava, nem parte dos países bálticos ou ainda parte da Europa Oriental. Ela se considera a ovelha negra do norte da Europa. Famosos por Papai Noel, Nokia e saunas, os finlandeses realmente gostam de se sentar em uma caixa aquecida e, ao atingir o ponto de ebulição, correr para fora e rolar na neve.

Eles são loucos por esportes e produzem alguns dos melhores designs funcionais do mundo. Considerados quietos e reservados, quanto mais próximo de um finlandês, mais se descobre que é uma pessoa calorosa, sincera e hospitaleira.

Embora sejam conhecidos pelos avanços tecnológicos e soluções urbanas progressivas, a maioria dos finlandeses gosta de estar próxima à natureza, aproveitando os quase 200 mil lagos. Atividades ao ar livre é o que não falta!

Culturalmente, a Finlândia é uma mistura única de Oriente e Ocidente. A sociedade se move para uma batida ocidental, apimentando-a com tons orientais. Aqui, hip hop e balalaikas, rock & roll e coros de exércitos, assim como violoncelos e heavy metal, deveriam se fundir. Porque não há nada como a Finlândia.

Qual a melhor época para visitar a Finlândia?

Depende da experiência buscada. Para muitas atividades de inverno e neve, entre dezembro e março é o melhor período para visitar. Para um período menos frio, a visita entre abril e maio, com o sol da primavera e o renascimento da natureza, pode ser espetacular. Para aproveitar os dias longos e quentes de verão com muitos eventos, melhor optar pela viagem em junho, julho ou agosto.

Entre os meses de inverno, o mês de março é o mais indicado para visita, quando o país ainda está coberto de neve, mas a temperatura é mais amena e os dias são mais longos do que nos demais meses de inverno.

No alto do inverno, entre dezembro e fevereiro, o visitante vai encontrar dias muito curtos (no período natalino o sol nem nasce no norte), com um frio intenso.

O verão não é infinito na Finlândia, mas há dias de verão quase intermináveis. No meio do verão, às dez horas da noite, o sol ainda brilha em Helsinki e em Utsjoki, na Lapônia, um único dia de verão dura mais de dois meses. O sol simplesmente não se põe!

Clima na Finlândia

O clima da Finlândia é caracterizado por invernos longos e frios e por verões curtos, brandos e moderadamente chuvosos. Entre os países escandinavos, a Finlândia é a que possui o clima mais frio, devido à proximidade com a Rússia.

O inverno é longo e frio em todo o país, com uma duração de quase cinco meses, mesmo em Helsinki, que fica no extremo sul. A temperatura permanece quase sempre abaixo do zero entre novembro e março.

Na Lapônia, a parte mais setentrional da Finlândia, o clima é frio durante a maior parte do ano, com um verão curto e intenso. O inverno (que nos países nórdicos é a estação em que a temperatura permanece abaixo de zero) dura sete meses, de outubro a abril.

O que torna a Finlândia especial:

  1. Aurora Boreal
  2. Sol da meia-noite
  3. Sauna finlandesa
  4. Lagos limpos
  5. Natureza selvagem
  6. Estações de esqui
  7. Design finlandês
  8. Papai Noel

Principais cidades e atrações para visitar na Finlândia

Helsinki

Helsinki é uma cidade moderna, onde mais de 450 anos de história e tradição combina perfeitamente com o design e as tendências contemporâneas. Acolhedora e compacta, Helsinki é descontraída e relaxada em comparação com as grandes metrópoles européias. A maioria das atrações turísticas e pontos de interesse ficam a uma curta distância uns dos outros. Um terço da cidade é coberto por áreas verdes. Além de esportes, estas áreas oferecem grandes possibilidades para atividades ao ar livre.

Influências do oriente e do ocidente estão presentes no cotidiano da cidade. Arquitetura, gastronomia, design e até gírias locais são evidências de um passado sob domínio o russo e sueco. Situada no Mar Báltico, a costa de Helsinki tem cerca de 100 quilômetros de extensão e cerca de 300 ilhas.

Lapônia

A Lapônia finlandesa no inverno remete à uma terra encantada, com atividades de neve, a Aurora Boreal e a casa do Papai Noel sendo seus principais atrativos. A neve é garantida na Lapônia e permanece no solo por até seis meses por ano. Nas noites claras de inverno, as ondas verdes das luzes do norte dançam no céu noturno em um espetáculo inesquecível!

Já pensou em conhecer o vedadeiro Papai Noel? Descubra a resposta durante a visita ao Santa Park, em Rovaniemi, e no Santa's Resort, em Saariselka.

Aurora Boral

Uma das características mais notáveis da Finlândia é a luz. Quando o sol infinito do verão dá lugar ao inverno escuro, as mágicas luzes do norte iluminam o céu.

Quanto mais ao norte, maiores as chances de localizar a Aurora Boreal. Na Lapônia finlandesa, a Aurora Boreal pode aparecer em 200 noites por ano. Em Helsinki e no sul, a Aurora pode ser vista em cerca de 20 noites, apenas no inverno e longe das luzes da cidade.

Sol da meia-noite

Na Lapônia, o sol da meia-noite compensa a luz que a noite polar perdeu durante o inverno. No Círculo Ártico, onde fica a capital da Lapônia, Rovaniemi, o sol enfeita o horizonte do começo de junho até o começo de julho. Em Nuorgam, ponta mais ao norte da Finlândia, o sol permanece no céu por mais de 70 dias.

Cultura Sami

Os sami são os únicos povos indígenas na área da União Européia. Na Finlândia, a população sami é de aproximadamente 9.000 pessoas, e a preservação da sua língua e cultura, ameaçadas de extinção, é governada por um parlamento autônomo em Inari, na Finlândia. Os sami possuem uma rica herança cultural e são conhecidos por sua estreita conexão com a terra em que vivem.


Explore sugestões de pacotes para a Finlândia