Câmbio 21 Ago 2017
Dólar (USD) R$ 3,31 | Euro (EUR) R$ 3,90
Tanzania

Cratera de Ngorongoro

A Área de Conservação de Ngorongoro é um Patrimônio Mundial da UNESCO e da Reserva da Biosfera Internacional, cobrindo quase 8.300 quilômetros quadrados, com altitudesque variam entre 1.020 a 3.577 metros. Frequentemente referida como a oitava maravilha do mundo, a área compreende uma mistura singular de paisagens, sítios arqueológicos, pessoas e vida selvagem abundante, diferente da encontrada no restante da África. Com vulcões, gramados, cachoeiras e florestas, a reserva é a casa dos nômades Masai. 

A peça central e marco importante da Área de Conservação é a deslumbrante Cratera de Ngorongoro, um anfiteatro natural cercado por paredes íngremes, que sobem mais de 600 metros do chão da cratera. É um dos maiores espetáculos naturais do mundo, cujo o cenário mágico e a vida selvagem nunca deixam de emocionar. 

A cratera é um santuário natural de aproximadamente 30.000 animais, incluindo os 'big five' - búfalo, elefante, leopardo, leão e rinoceronte. É também o lar de girafas, chitas, hipopótamos, hienas, javalis africano, gnus, zebras e de um grande número de espécies de insetos e aves, como os incotáveis flamingos, que formam uma manta cor de rosa sobre os lagos. 

Perto da Cratera de Ngorongoro existem outras duas crateras menos famosas, e menos visitadas, ideais para passeios, caminhadas e safáris.

A Cratera Empakaai tem cerca de 6 quilômetros de largura com paredes íngremes, subindo quase 300 metros. Quase metade do chão da cratera é coberta por um lago de água salgada, mas animais como elande e cob-untuoso podem ser vistos. A trilha até o chão da cratera oferece uma vista espetacular do vulcão ainda ativo, Oldoinyo Lengai e, em dias claros, dos picos nevados do Monte Kilimanjaro. No caminho até o lago há búfalos, bauala, macacos azuis e aves raras, como os canarinhos e turacos.

O chão da Cratera Olmoti é superficial e coberto com grama, onde, além dos Masai e seu gado, búfalos, antílopes e reduncas podem ser vistos. O rio Munge corre a cratera antes de cair a centenas de metros em uma cachoeira espetacular. Uma outra atração da Área de Conservação Ngorongoo é o Desfiladeiro Olduvai, o local onde, em 1959, Dr. Louis Leakey e sua esposa Mary descobriram os restos do que foi considerado como o primeiro degrau do homem na evolução humana.

A Autoridade da Área de Conservação de Ngorongoro foi criada em 1959, sendo a pioneira no uso múltiplo da terra, na qual conservação, atividades de turismo e pastoral coexistem em uma harmonia cuidadosamente gerenciada.

Como chegar à Cratera de Ngorongoro? 

A Cratera de Ngorongoro está a três horas de carro, ou uma hora de voo, de Arusha, cidade no norte da Tanzânia. Duas horas de carro do Parque Nacional de Tarangire ou uns 90 minutos do Lago Manyara.