Câmbio 16 Jul 2018
Dólar (USD) R$ 4,04 | Euro (EUR) R$ 4,72
Praça de Naqsh-e Jahan em Isfahan - Irã.

Turismo no Irã

Encante-se com abundância das cores, a riqueza arquitetônica, a peculiaridade da cultura e a calorosa recepção do povo do Irã.

Conheça o Irã

O Irã é uma terra muito mais diversificada do que parece. O antigo Império Persa carrega uma história de 2.500 anos e é um destino perfeito aos viajantes que gostam de mergulhar na cultura local, principalmente pela receptividade do povo iraniano, que por ter o mercado turístico explorado recentemente, ainda carrega uma curiosidade genuína a respeito dos turistas no país.

Pontos turísticos

Teerã

Teerã é uma metrópole moderna e recebe quase todos os visitantes do país. Oferece diversas atrações culturais, além dos belos edifícios e jardins espalhados pela cidade.

O que fazer em Teerã

  • Passeios culturais como o Museu Arqueológico, Museu de Vidro e Cerâmica, Museu de Jóias e o Palácio de Golestan são pontos interessantes para fazer em tour pela cidade.
  • O Palácio de Golestan é um complexo de edifícios e jardins considerado um oásis no meio da cidade, construído como um palácio da dinastia Qajar.
  • O Grande Bazar é um complexo de lojas e pequenos cafés onde se vende de tudo. Prataria, especiarias e souvenirs e os famosos tapetes Persa.

Shiraz

Berço na antiga Pérsia por mais de 2.000 anos, Shiraz carrega monumentos históricos que contam a história da nação, e que hoje fazem parte do dia a dia da sociedade. Uma cidade charmosa e cheia de memórias.

O que fazer em Shiraz

  • Um tour pelos principais pontos turísticos da cidade como o Jardim de Narenjestan, a Tumba de Hafez e Saadi, a Mesquita de Nasir ol Molk, a mesquita e o Bazar de Vakil.
  • Apesar de ficar fora de Shiraz, Persépolis é um dos passeios mais atrativos da região. A fortaleza Arg-e Karin Khan foi erguido durante a dinastia Zand e hoje é frequentado por diversas famílias que o utilizam como área de recreação, fazendo pique-nique, jogando bola e curtindo a tarde.

Isfahan

Isfahan é considerada por muitos a cidade mais bonita do Irã. O local abriga diversos boulevares, jardins montes e praças de arquitetura persa-islâmica e possui uma riqueza de detalhes nas construções que encanta a todos que a visitam. 

O que fazer em Isfahan

  • Mesquitas e templos também são um ponto interessante de serem visitados em Isfahan, com destaque para o Templo Zoroastro, a Mesquita Jame e as Torres do Silêncio.


Melhor época para ir ao Irã

De março a maio a temperatura é agradável, mas também é classificada a alta temporada no país. Nessa época é importante se atentar ao Nowruz, o ano novo persa que se dá no solstício de primavera e o comércio fecha para as comemorações.

A baixa temporada ocorre entre os meses de novembro a fevereiro. Nessa época pode nevar em vários lugares e as temperaturas são baixas.


Como circular pelo Irã

Existe uma excelente oferta de voos pelo Irã e é muito fácil voar para as grandes cidades. 

Por terra, trens são um meio de transporte bastante utilizado e com muitas opções de roteiros, sendo também mais veloz e o transporte rodoviário.